https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Vanuatu / Mystery Island

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Vanuatu / Mystery Island

Vanuatu é um daqueles países que você provavelmente nunca ouviu ou ouvirá falar. Já vou então mandar um mapa pro início de conversa:


A capital de Vanuatu é Port Vila (em vermelho), que foi uma das nossas paradas. A segunda (e realmente relevante) é Mystery Island, que não está no mapa. Vamos considerar essa ilha como um mistério, e logo logo vocês entenderão o porquê.

Vanuatu é um arquipélago formado por mais de 80 ilhas, foi uma colônia franco-britânica, e portanto tem 3 idiomas: francês, inglês e o local, bislama. Suas tribos indígenas deixaram de praticar o canibalismo há pouco mais de 20 anos (o que significa que, quando você nasceu, eles ainda comiam gente!) e assim como a maioria das ilhas do sul do Pacífico, é um país pobre que vive do que planta, do turismo e de ajuda internacional.


Estivemos em Port Vila 2 vezes. Na primeira, estávamos trabalhando. Na segunda, eu desci no porto para ver os souvenirs que eles vendem em camelôs improvisados em dia de cruzeiro. Qualquer ida para a cidade, no entanto, requer um taxi e eu não estava disposta, então tirei Port Vila para fazer as minhas malas, porque realmente é o porto menos interessante do roteiro. Mas o que não posso deixar de mencionar aqui é a cor da água: linda, clarinha!

(foto da internet)

Agora vamos ao que interessa: Mystery Island! Uma ilha que não leva esse nome à toa. Quando pesquisei sobre a ilha no TripAdvisor, encontrei esse comentário:


(ABSOLUTAMENTE DESLUMBRANTE
Se você tentar encontrar Mystery Island no mapa, provavelmente não conseguirá... 
mas eu juro que ela existe e eu estive lá... e você deveria ir também!)

Mas por que ela não aparece no mapa? Porque ela é minúscula!


Mystery Island é inabitada, mas fica há uns 20 minutos de barco da ilha principal, onde a população mora. E eles vão a Mystery Island única e exclusivamente para explorar o turismo quando os navios atracam. Além de uma praia maravilhosa com uma água que GENTE, estão a disposição dos turistas: mergulho nos recifes, nadar com os filhotes de tubarão, passeio de barco e outras atividades que envolvem mar, barco e mergulho, ou qualquer outra forma dos locais fazerem dinheiro.






Na praia, as mulheres fazem tererê no cabelo e as passageiras ADORAM, ficam lindas!


A ilha é pequena e bem cuidada. Os locais levam suas crianças pra cantar para os turistas, faze-los sentir pena e doar dinheiro. O navio, inclusive, doa medicamentos para a ilha principal, onde eles moram. Apesar da beleza, vemos a pobreza nos pequenos detalhes e temos certeza que a vida deles seria muito  pior sem os navios.






Mystery Island é aquele porto que você fica louco pra descer só pra pegar uma praia, porque ela é realmente maravilhosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário