https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Sobre o consumo no Brasil

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sobre o consumo no Brasil

Uma prática bem disseminada nos Estados Unidos é a utilização de cupons de desconto. Disponibilizados em folhetos de supermercados, entregues nas residências ou por e-mail, oferecem descontos que variam de acordo com o produto ou serviço oferecido, como descontos em produtos como TV's, reservas em restaurantes, shows, serviços como corte de cabelo e até cupons no valor de 1 dólar em farmácias e supermercados. A utilização desses cupons é uma prática bem disseminada por todo país e é sim utilizada por toda a população, independente da classe social.

Tenho recebido alguns e-mail e parece que a idéia chegou ao Brasil com força! Sites como Clicon, Grupon,  Peixinchando e mais muitos outros estão apostando no mercado brasileiro. Eu acho a idéia ótima, mas será que a moda pega?!

Quando o assunto é consumo, os brasileiros, em geral, têm uma coisa que norte-americanos não têm: vergonha! Vergonha de comprar e depois pedir pra trocar, vergonha de pedir desconto, vergonha de pagar mais barato, comprar na promoção. Acho que no centro de tudo está a vergonha do que outras pessoas vão pensar da maneira como a gente consome, sobre o que consome. Quem aqui sai pra jantar em restaurante e pede ao garçom pra levar pra casa o restante da comida? Isso é muito comum nos EUA, mesmo entre as famílias de classe alta.


É claro que isso é cultural, são hábitos praticados desde sempre, que não se impõem nem são facilmente incorporados por outras culturas. Por isso acredito que a idéia dos cupons, mesmo sendo bem bacana, não vá atingir o mercado brasileiro com muita força.

Mas se você for do tipo que não se preocupa com a opinião alheia, aproveita que não está fazendo nada e  confere algum dos sites (aproveita a minha boa vontade, eu linkei lá em cima...), tem promoções bem bacanas! 

18 comentários:

  1. Huahuahaua é mesmo! o pessoal aqui é sem-vergonha (no bom sentido) na hora de comprar... o ruim é que também são um pouco descuidados: enquanto o brasileiro tira as etiquetas de preço até das latinhas de milho antes de guardar em casa, aqui muita gente entrega até presentes com os preços pendurados. Isso eu acho feinho.
    Mas tem coisas mesmo, como essa de usar cupons, aproveitar descontos, levar para casa o que sobrou no restaurante, que eu acho que tem mais é que adotar mesmo! Deixar de frescura. Se pagou pela comida, que mal há em querer levar para casa para comer no dia seguinte? Mas aí já entra também o fato de que muita gente no Brasil desperdiça meia panela de arroz, para não guardar e esquentar no dia seguinte. Quanto mais levar comida do restaurante. E isso, eu acho, é erradíssimo.

    ResponderExcluir
  2. To usando mtoooo esses sites!! huahuahuahua
    Desde restaurantes... depilação a laser.. até mecânico pro carro!!! haha
    É tudo de bom!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas do site..
    Eu espero que essa mdoa pegue no Brasil...
    Você ja viu o Julius do Todo mundo odeioa o Cris ?
    Eu seria igual ele...rsrsr
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha Ameei Carol!! de fato... nasci no continente errado!! shauhsua Eu so a maiiiis caruda! E pior, nao to nem aí! Os vendedores jah me conhecem de tanto q eu so chata pra pedir desconto, e se nao tem desconto eu peço brinde kkkk e todo mundo me chama de pão dura! E eu amo esses sites! Tah bombando aki viu?! Pelo menos no RS. eheheheh

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito capitalista, mas pouco consumista. Há situações que eu levo outras que não. E nunca vi um cupom de desconto de coisas que eu quero..rs..

    E desconto, bom isso tá na alma, mesmo pq prefiro pagar a vista (afinal, não tenho salário fixo).

    Abs,

    PS: Não deixe o blog morrer, não deixe o blog acabar.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Minha primeira vez aqui. Curti muito esse post. Moro aqui nos EUA há 2 anos e meio e ontem mesmo estava comentando com meu host essas diferencas. O Brasil esta virando um país consumista, como os EUA, mas aqui é bem mais comum comprar com cash, quando tem, e se não tem pede cupom, desconto, sai as 4 da manha pra comprar mais barato (black friday, ou dia do consumo exacebado), espera estar em sale, enquanto que na nossa terra tudo é a prazo, prestação e consequentemente o endividamento. Não que americano não se endivide, mas brasileiro precisa aprender a comprar a vista! e com desconto, sim, por favor! viva os coupons!
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Brasileiro é um povinho estranho!Aqui tem vergonha de pedir desconto, de levar o q sobra pra casa mas quando viaja quer sempre levar vantagem em tudo! E aí abusa!A vergonha q é demais aqui devia estar presente na hora dos vexames q dão mundo a fora!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post Carol..

    E quero dizer que ja faço parte do Grupon-clube urbano, recebo varios descontos por lá!!!
    Não tem coisa melhor que pexinchar:D

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, o que vc disse é bem verdade, brasileiro morre de vergonha de pedir desconto. Parece que é feio, que é "pagar de pobre". Vivemos muito de imagem, do que os outros vão pensar... Eu aprendi a pedir desconto com um ex-namorado e a partir daí não parei. Levo o que sobrou da pizza, saio carregando litro de refri e num to nem aí. Já fui mega criticada por fazer isso mas meu bolso agradece, de centavinho em centavinho a economia é feita!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu já usei esses sites e recomendo...Muito bom!!

    ResponderExcluir
  11. Ja me cadastrei em 3 sites de cupons, eh uma maravilhaaa! hehehe
    A vergonha eh algo cultural msm, espero q um dia ela passe e nós seremos mt mais felizes! hehehehe

    Vamos pra Dunas de Itaúnas, Carol!
    Td confirmado! dia 27 estamos chegando! Se for perto pra vc nos encontrar, a gente vai adoraaar! \o/

    bjos

    ResponderExcluir
  12. vai pagar pau pra mim!!!
    (lembra do lanche da praia?- a gnt levou o restinho da coca pra casa...rsrsr)

    Entaum... Acho mesmo que eu tenho "vergonha" de fazer isso, ou de pedir descontos /e coisa e tal... pq afinal só faço isso aki! Vai ver se faço isso numa loja/ restaurante caro.. faço naum!! rs

    Aí depois que a carteira fica vazia..mais rápido do que de costume... ficoo com raiva!! kkkkkkkkk


    Tomara que essa idéia pegue... acho que a gnt precisa ser mais sem vergonha mesmooo!! rs

    beeijO!

    ResponderExcluir
  13. Otiima materia,tudo bem??
    seu blog é otimo,me segue?
    http://rafaelarumoaomeussonhos.blogspot.com/
    Beijos flor

    ResponderExcluir
  14. Minha hosta sempre tem cupons e ela diz que nao tem vergonha de usar nao... e nao tem vegonha de dizer que faz compra no Safeway, dai eu falei ue mas o que ha de errado com o Safeway, eu amo esse mercado kkkkk Os ricos nao gostam.. to nem ai sou pobre beimmm

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. ola carol
    sou de vila velha e vivo em vegas. me chame no msn queria manter vc atualizada com as coisas de vegas, tenho blogs e sites e estou lancando ate o proximo mes, o primeiro jornal inteiramente eletronico da america exclusivamente para brasileiros.
    kleberserrano1964@hotmail.com ate la, ah. www.serranocompanies.com, visite

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que essa moda ja pegou, gata!
    pelo menos uma vez por mes vou a algum restaurante acompanhado dos amigos e, claro, dos tais cupons promocionais.

    PS: Sou o amigo do Ed que vc encontrou la no Teachers.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. É um disperdicio ter seu dom pra escrita e não usar.

    Sinto falta de seus textos e de seus comentários. Mande noticias.

    Abs,

    ResponderExcluir