https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Sobre cursos e faculdades...

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sobre cursos e faculdades...

Uma dúvida muito frequente de quem está pra vir (ou simplesmente tem curiosidade sobre o assunto) é de como funciona o sistema de ensino nos EUA. Vale lembrar que cada Estado tem suas particularidades, mas eu acredito que nesse caso, deva ser bem uniforme.

O sistema de faculdade aqui é diferente. Voce escolhe um curso, como por exemplo, Direito. No Brasil, a grade do curso já vem "fechada", com as matérias respectivas pra cada período.Aqui nao. A grade nao só é aberta, como voce é quem escolhe quais matérias pegar. No Brasil as matérias contam HORAS. Aqui, contam CRÉDITOS. Geralmente uma matérria vale 3 ou 4 créditos. Voce recebe a informaçao de quantos créditos tem que ter em determinada matérias para se formar, por exemplo: "3 créditos em ciencia política", entao voce escolhe o curso que é classificado como "ciencia política". Ou "3 créditos em línguas". Daí voce quem escolhe qual idioma quer fazer. Logo, diferente do Brasil, voce nao tem "uma sala de aula pra cada perído". Por isso que sao os alunos que mudam de sala em sala pra fazerem as matérias, e nao os professores. Entao é bem comum voce está matriculado em uma matéria e perguntar pro seu coleguinha do lado (hehehe) qual faculdade ele faz. Como a grade é aberta, voce tambem pode fazer matérias aleatórias, que nada têm a ver com a exigência do seu curso, como por exemplo, aulas de teatro. Geralmente o tempo de faculdade é semelhante ao do Brasil: de 4-5 anos. 

Entao as matérias que nós, Au Pairs, fazemos, sao matérias que pertencem à grade de algum curso (caso voce nao faça o ESL - English as a Second Language, que é o ingles pra estrangeiro). No meu caso, foram Política Mundial (que é classificado dentro de Ciencias Políticas), 3 créditos e Frances (dentro de Línguas), 4 créditos.

Há, outro detalhe é a divisao do Ano Letivo. Ao invés de dividir o ano em 2 semestres, ele é dividido em 3 trimestres, que levam o nome de cada estaçao: Primavera, Verao e Outono.  Lembrando que no Hemisfério Norte (alô Geografia!) as Estaçoes sao invertidas, logo, é durante o Inverno que o pessoal está de férias. O Verao é o mais curto dos trimestres, entao as aulas costumam ser ser mais condensadas.

É isso ;)

(Porque voce pediu pra eu atualizar isso aqui! Acho bom que leia =P)

13 comentários:

  1. Nossa, bem esclarecedor, adorei!
    Será q vc podia fazer um post sobre custos dos cursos? Ah, e tbm, qual curso procurar? I mean, eu tava vendo o site de uma college perto d onde vou morar, daih lá tem as opções de curso pra graduate, undergraduate e certificate. Em qual procurar? Hahaha tô meio perdida quanto aos cursos.

    Bjus! Ah, adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitooooooooo bom esse post!

    Obrigada!!!

    Beijoss
    Nai

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Eu amei o seu blog, eu li todinho (desde o começo).
    Você é mto sincera e eu ri mtas vezes, pq li mtos blogs de Au pairs que mais parecem com muros de lamentações. Pq o mundo não é um mar de rosas assim como esse programa não deve ser...

    Bjos e Mto obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. Carol,eu adorei o post...
    posso copiar e colar???kakakakak
    just kidding..mais eu posso colocar um link no meu blog para as meninas acessarem o seu?>??pq estao me cobrando post sobre estudos e o seu esta tao claro q vale a pena...!!!estou esperando sua autorizacao ou nao!!!hehe
    brigada!bjus

    ResponderExcluir
  5. Carol, que bacana o sistema!
    Acho mais legal que o daqui, dá mais liberdade, vc já vai se especializando, bem legal!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Aqui,na UnB (Federal em Brasília) tb é assim (ou pelo menos era quando estudei lá) por créditos, pessoas de vários cursos em algumas aulas e vc não tem uma turma fechada como em universidades particulares. Aeeeee!!!Achei mais uma vantagem em ter estudado lá:igual aos USA! ahahaha

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaaaaaaaaa, adoreiiiiii. Por isso que adoro seu blog. Sempre tem algo interessante. Uhuuuuuuuuu
    Bjkasssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. adorei seu blog!
    nunca tinha visto uma au pair em vegas ehauehuaehuea

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Na UCB (católica de Brasília) a grade também era aberta e o sistema era o de créditos, havia uma relação entre numero de créditos e horas da matéria, era preciso para se graduar ter o minimo de créditos obrigatórios de Rel (no meu caso) havia matérias elitivas, mas pagando é dose...rs.. ainda assim fiz algumas com o pessoal da ciências "exatas", experiência complicada.

    Alias a grade aberta é engraçada pq a "sua" turma quase nunca tem aulas juntas e se forma em tempos separados por que na UCB o pessoal pegava menos créditos para poder pagar (tipo eu :) )o lado bom... vc passa uns dois anos indo a formaturas só da sua turma..ahuahau

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post ajudou bastante.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Uai, Carol, tem alguma coisa errada. Pelo menos aqui na UnB, a federal de Brasilia, contamos por creditos, temos grade aberta e mudamos de sala para cada matéria.
    Pra mim, vc descreveu ai os tempos de ensino médio, qdo o prof q mudava de sala e vc fazia tdas as matéris com os msms coleguinhas heheheheh
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem!Eu estava exausto de andar a procura de formas de ganhar cash online ate que axei uma pagina para obter cash sem investir para casino gratis,simpatizeimuito!
    Deixo aqui a url para a comunidade http://www.erinness.pokersemdeposito.com/ !
    Fiquem bem

    ResponderExcluir