https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Sobre o Haiti e o G1

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sobre o Haiti e o G1

A intenção inicial era escrever sobre o CD "Hope For Haiti Now"...

Na sexta passada foi ao ar em mais de 30 canais (incluindo TV, Internet e outras mídias) o programa *Telethon "Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief", encabeçado pela rede de TV americana MTV. Com a organização de George Clooney e Wyclef Jean (que, aliás, tem decendencia haitiana), o programa foi apresentado de Nova York, Los Angeles e Londres, e contou com a participação de artistas como Madonna, Shakira, Sting, Alicia Keys, Christina Aguilera, Dave Matthews, Justin Timberlake, Stevie Wonder, Taylor Swift, Coldplay, U2, The Edge, Jay-Z, e Rihanna. Além dos músicos, também estavam presentes atores, atletas e apresentadores. O programa teve 2 horas de duração e arrecadou cerca de 66 milhões de dólares.

As músicas do show foram reunidas em um CD que está sendo vendido na rede e, em menos de uma semana, tornou-se o primeiro albúm digital a atingir o primeiro lugar na Billboard.




Como disse no início no post, a intençao era escrever sobre o CD, e como a internet vem sendo um meio fortíssimo de expressão e tal...

...Mas aí veio o G1 e me fez mudar o assunto da conversa!

Porque, tipo, eu não sei porque eu ainda me impressiono com esse jornalismozinho cachorro que o G1 faz e perco meu tempo comentando a respeito, mas não resisiti! Vejam voces que, sim, foi no G1 que eu vi a matéria sobre o CD e então, curiosa, fui procurar a respeito... Dentre os sites da MTV e outros que o google me indicou, encontrei o exato texto do G1, cada palavra, cada vírgula! A única diferença era o idioma!! Como assim, Bial? Faz favor, avisa pra esse pessoal que plágio é crime?! Tipo que tradução de site em ingles é coisa de universitário pra enrolar professor tapado, não de jornalista! DE-PRI-MEN-TE!

Então que única alusão à fonte que o G1 faz é "Da AP". Voce sabe o que é AP, coleguinha? Pois é, eu descobri hoje. AP é a sigla pra Assossiated Press ("Imprensa Assossiada") uma cooperativa dos EUA que distribui notícias pro mundo todo. Assim sendo, o G1 nao plagiou, porque citou a fonte, certo? Pode até ser,  mas foi uma citação tão cretina que a impressão que o leitor tem é de que a matéria foi escrita pro eles.  Porque veja bem, todos (enfase no todos) os jornais que trazem a mesma notícia, com as mesmas palavras, citam a fonte. E não dizem "AP", que niguém (salvo a galera que trabalha com jornalismo) sabe o que significa. Eles citam "Assossiated Press" mesmo!

Enfim, G1 às vezes me irrita! E fica aqui o meu protesto!


------------

*Telethon (Teleton, em portugues), é um termo formado pela junção das palavras Television e Marathon, e significa exatamente isso: uma maratona de arrecadação de fundos veiculada à TV por alguma grande rede, como o Criança Esperaça ou o próprio Teleton, da SBT ;)

5 comentários:

  1. aff Carol, que tristeza hein?! nem pra escrever uma materia direito, ou então, ser menos pior e só colocar o bendito AP.
    é por essas e outras que só to lendo a Folha... :p

    ResponderExcluir
  2. Nussa, que lixo!
    Tem que comentar mesmo! E a globo ainda se diz uma empresa de respeito, faça-me o favor neh!
    Q palhaçadaaaa!

    PS: a cantada la do motorista de onibus ein? afff hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/2/10 00:19

    [B]NZBsRus.com[/B]
    Lose Laggin Downloads With NZB Downloads You Can Easily Find Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications & Download Them at Dashing Rates

    [URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]

    ResponderExcluir
  4. I have been searching for a long time for this! Finally I found it on Yahoo.

    Thx

    GILLIAN
    [url=http://sisalrug.voxtropolis.com/staging/]Sisal Rug[/url]

    ResponderExcluir
  5. Só pra constar mas para usar despachos da AP ou da AFP ou de qq outra agência se paga e é prática comum em todos os jornais...

    ResponderExcluir