https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Sobre a educacao das criancas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sobre a educacao das criancas

Que os americanos educam os filhos de maneira diferente de nos, isso nao eh novidade pra ninguem. Ao inves de inserirem os filhos na rotina da familia, eh a familia que se molda ao gosto e vontade deles. A grande maioria das criancas sao mimadas e sem limites e esse comportamento das criancas nada mais eh do que o reflexo da educacao que eles recebem, que ao meu ver, tem muita coisa de errada. Mas nem tudo eh negativo, e definitivamente nao somos os melhores educadores do mundo, temos muito que aprender! Aqui existe, sem duvidas, uma preocupacao dos pais com relacao as coisas que devem ou nao ser destinadas as criancas. Computador nao eh coisa de crianca, refrigerante nao eh bebida de crianca, TV de crianca eh desenho animado, e nao filme ou novela. A maioria dos pais realmente sabe o que os filhos estao assistindo. O dia deles eh mais regrado, com horario pra desenho, pra comer, pra brincar e pra dormir. A leitura antes de dormir eh obrigatoria!

Nao sei como funcionava na sua casa, mas na minha, nao sei se por escolha nossa (minha e do meu irmao) ou dos nossos pais (principalmente minha mae), assistiamos muito a TV Cultura. Castelo Ra Tim Bum e o Mundo de Beakman eram meus preferidos. A gente se divertia e aprendia muita coisa! Nao assistiamos ao JN, e sim Disney Cruj! Nao conheciamos os mocinhos da novela das oito, porque essa era, definitivamente, novela de adulto. Nove horas era hora de dormir, tendo sono ou nao. Meu primeiro video game eu fui ter aos 10 anos, que na verdade nao era meu, e sim do meu irmao que ja tinha 14!

Mas hoje nao eh mais assim. Hoje as criancas assistem ao que bem entendem, a qualquer hora. Novela, programa de fofoca, filmes, sem contar os tantos desenhos com violencia e sem conteudo nenhum. E toda essa informacao reflete, sem duvidas, no comportamento, vocabulario e maneira de pensar delas. Vai culpar a governo por ter a TV aberta que tem? Falta canal educatuvo? Ate concordo, mas televisao sobrevive de ibope, a TV Cultura continua la e o mercado esta cheio de dvd`s educativos. Eh responsabilidade dos pais controlar o tipo de informacao que os filhos estao recebendo. Depois nao venha culpar o “sistema” por seu filho ser violento e vazio, pois as criancas sao, nos EUA, Brasil ou em qualquer parte do mundo, nada mais do que o reflexo da educacao que recebem.

8 comentários:

  1. Ahhh Castelo Rá tim bum!!! Adorava tbem!!! huahua
    Mas tudo mudou mesmo, o q resta é agradecer pela infância que tivemos!!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Concordo total com teu post. Lá na creche que eu trabalhava as crianças sabiam tuuuuudo das novelas, eu ficava imaginando se a minha mãe teria deixado eu olhar essas novelas. Nunca né! Nem Chiquititas ela deixava... dhsudhasuid

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito certo! E hora de leitura então? Quase nem existe!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Carol, me encontrei total nesse seu post. Disney Cruj eu AMAVA, mandei até um desenho pra uma promoção deles.. o prêmio era um daqueles Imacs antigos, coloridos.. não ganhei e - é claro - fiquei meeeega frustrada! Beakman eu nunca perdia!
    Nossa, meus pais liam pra mim, contavam histórias... vejo pela minha sobrinha, hoje. Minha irmã não faz nada disso! Não leva minha sobrinha pra passear, pegar sol, dá refrigerante... sorte que a menina é esperta.
    Chego aí (se Deus quiser) no dia 8 de janeiro. Quero uma guia pra me mostrar a cidade, hein!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pois eh minha gente, infancia como a nossa nao existe mais!

    Monique: Te espero aqui ;)

    Bjoss!

    ResponderExcluir
  6. o pior é que é verdade...

    :/ bjusss

    ResponderExcluir
  7. Castelo Rá-Tim-Bum era meu programa favorito na infância. Lembro q assistia as duas sessões q a TV Cultura exibia. Tbm tinha o Cocoricó, q é super educativo!!

    infancia como a nossa nao existe mais! [2]

    ResponderExcluir