https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-3159886379608766/home Pega o Mapa!: Um ano Sabático

sexta-feira, 6 de março de 2009

Um ano Sabático

A maioria que opta por fazer o programa de au pair é universitária, quando já nao é formada. Entao a pergunta é "porque largar tudo pra passar um ano num outro país cuidando de crianças, sendo que muito provavelmente voce nao precisa desse tipo de trabalho no Brasil?"

Segue abaixo um trecho de um texto que fala exatamente sobre o assunto. Parece até que foi escrito pra mim, hehehe. Take a look:

"Não tem nada a ver com férias compridas, chutar tudo para o alto e ir se curar do estresse ou do burnout - a versão explosiva da estafa provocada pelo trabalho. Embora a idéia possa surgir dessas condições adversas, tirar um período 'sabático' não é sinônimo de jogar a toalha ou cometer suicídio profissional. É um tempo especial que elegemos para nossa vida, com objetivo claro e, preferencialmente, um plano definido. Uma temporada fora do trabalho, que pode durar de dois meses a um ano ou mais. E pra quê? Para muitas coisas, a começar por uma saudável guinada na vida para aumentar a motivação na carreira. Ou uma alternativa bem mais prudente que pedir demissão daquele emprego que não entusiasma mais. A decisão pelo sabático, porém, não precisa estar ligada à insatisfação. Você pode simplesmente sentir necessidade de evoluir, de aprender para poder dar o passo seguinte. Se tiver uma poupança gorducha ou um saldo bancário que permita, o programa natural é um curso especial em uma área de conhecimento que vá fazer diferença na sua ocupação profissional. Mas o modelo do estudo pago ou da bolsa conquistada não é o único. Nem necessariamente o melhor. Com ousadia, visão e criatividade, muitas escolhas para o sabático dispensam reservas financeiras.

O que diferencia o sabático de uma aventura improvisada é que ele tem uma proposta clara, por menos convencional que ela pareça: você vai aprender, crescer, mudar o modelo mental. E voltar melhor, no momento certo (mesmo que essa volta possa ser adiada ao longo da temporada)." Revista Criativa - Os benefícios de um ano sabático.

Saber qual o momento certo vai depender de cada uma, mas acredito que quanto menor o nº de coisas das quais abrir mao aqui (inclundo oportunidades de trabalho, faculdade, namoro, família, etc) tanto maior deverá ser a coragem de arriscar tudo.

Bjoss!

3 comentários:

  1. Eu até me lembrei do episodio da quinta temporada de friends em que o Ross está no ano sabatico dele hahaahh MAs ele foi forçado por ter acessos engraçadissimos de raiva hahaahah

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii esse post! as pessoas sempre me perguntam pq estou me submetendo a isso, mas é aquela coisa né? se vc não se esforça pra se diferenciar durante a faculdade hj, sai igual a todo mundo. Que venha nosso ano sabático e que ele seja muito divertido!

    ResponderExcluir
  3. soh qm abre mao sabe o q vai perder e o q vai ganhar...
    bjxx

    ResponderExcluir